Curso de Graduação em Estatística
Publicado: 08/10/2019 - 00:00
Última modificação: 22/08/2024 - 14:01
O Curso de Bacharelado em Estatística da Universidade Federal de Uberlândia foi criado no ano de 2009, pela resolução no 05/2009 do Conselho Universitário (CONSUN), recebendo seus primeiros alunos no primeiro semestre de 2010. O curso tem duração prevista para 10 semestres (5 anos), em período noturno. O ingresso no curso é semestral com a oferta de 30 vagas por semestre.
O Curso de Estatística da UFU tem por objetivo formar profissionais de alta competência e seriedade. Além da sólida formação em Estatística, o graduado também terá ótima formação em Matemática, Probabilidade, Métodos Quantitativos e Computação, que lhe dará condições de enfrentar os desafios da profissão, permitindo que ele cresça conforme as necessidades e exigências do mercado de trabalho. O curso de Estatística ainda confere condições para que o egresso possa dar prosseguimento à sua formação através de programas pós-graduação em Estatística ou áreas afins.
A Estatística está presente em todas as áreas da ciência que envolvam o planejamento do experimento, a construção de modelos, a coleta, o processamento e a análise de dados e sua consequente transformação em informação, para postular, refutar ou validar hipóteses científicas sobre um fenômeno observável. Desta forma, a Estatística pode ser pensada como a ciência de aprendizagem a partir de dados. No mundo moderno, a alta competitividade na busca de tecnologias e de mercados tem provocado uma constante corrida pela informação. Essa é uma tendência crescente e irreversível. O aprendizado a partir de dados é um dos desafios mais relevantes da era da informação em que vivemos. Em linhas gerais, podemos dizer que a Estatística, com base na Teoria das Probabilidades, fornece técnicas e métodos de análise de dados que auxiliam o processo de tomada de decisão nos mais variados problemas onde existe incerteza.
Os métodos estatísticos foram desenvolvidos ao longo do século XX como uma mistura de ciência, tecnologia e lógica para a solução e investigação de problemas em várias áreas do conhecimento humano.
O relacionamento da Estatística com as demais ciências é cada vez mais intenso e importante. Os métodos estatísticos são largamente empregados em diversas áreas como Genética, Economia, Ciências Sociais, Engenharias, Ciência da Educação, Administração, Ciência da Computação, Medicina, Biologia, Psicologia, etc. Com o advento da computação, a estatística teve um enorme crescimento e alcançou níveis nunca antes imaginados. Atualmente, com o auxílio sempre crescente da informática, as aplicações da estatística se estendem a, praticamente, todas as áreas e subáreas do conhecimento.
No Brasil a área de Estatística está bem consolidada. A fundação da Associação Brasileira de Estatística (ABE) foi fundamental para promover e alavancar as atividades de ensino e pesquisa em Estatística no País. A ABE é responsável por várias reuniões especializadas regionais e nacionais. Além dessas reuniões, a ABE promove, a cada dois anos, o principal evento nacional na área de estatística, o Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE), com uma média superior a 600 participantes por reunião.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho em Estatística é amplo e vem crescendo a cada dia. A diversidade de atuação é um dos grandes atrativos da profissão de estatístico, que pode promover a melhoria da eficiência e também a solução de vários problemas práticos importantes em quase todas as áreas do conhecimento.
O Estatístico é um profissional versátil que pode trabalhar em diversas áreas do conhecimento, interagindo com várias equipes multidisciplinares. A sólida formação em teoria e técnicas estatísticas, probabilidade, computação e métodos quantitativos permite ao Estatístico a construção de modelos, o controle e o estudo adequado de fenômenos que envolvam incerteza, além do desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações.
O campo de aplicação da Estatística é amplo e os métodos estatísticos são utilizados nas mais diversas áreas. Alguns exemplos são:
- Indústria: nas atividades de desenvolvimento de novos produtos, controle de qualidade, pesquisa de mercado, etc.;
- Hospitais e instituições de pesquisa na área de medicina: em ensaios clínicos, pesquisa de novos medicamentos, determinação de fatores de risco de doenças, etc.;
- Instituições públicas: em todos os órgãos que lidam com coleta, análise e processamento de dados tais como EMBRAPA, FIOCRUZ, PETROBRAS, Ministérios Públicos, etc.;
- Bancos e seguradoras: em planejamento econômico, aplicações financeiras, seguros, comércio exterior, otimização de procedimentos de atendimento ao público, etc.;
- Mercado financeiro: na avaliação dos riscos financeiros, estratégia de investimentos, etc.;
- Universidades e outros centros de pesquisa: no ensino de graduação e pós-graduação, e na pesquisa de novos métodos estatísticos, etc.
Veja, nos anexos abaixo, alguns artigos sobre a profissão e o mercado de trabalho em Estatística.
Av. João Naves de Avila - 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38408-100