UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

SIGLA:

IME

CH TOTAL TEÓRICA:

45 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

15 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Utilizar o computador como ferramenta de trabalho na atividade profissional. Apresentar e inteirar o aluno ingressante da forma de trabalho na modalidade EaD, apresentando também a legislação relacionada com a modalidade. Conhecer o ambiente virtual que será utilizado como mediação no processo de ensino-aprendizagem durante o curso.

 

Ementa

1. Noções básicas de organização de micro computadores.

2. Uso de Aplicativos (Sistemas Operacionais, Editores de texto, planilhas).

3. Conceituação, objetivos, organização e estrutura curricular, processo de avaliação de aprendizagem e as características da modalidade de educação a distância.

 

PROGRAMA

1 - Noções básicas de organização de micro computadores

2 - Uso de aplicativos

2.1. Comandos básicos de um sistema operacional – Gerenciamento de Arquivos

2.2. Pacotes de comunicações em redes – Usando os Serviços da Internet

2.3. Editoração de textos (conceitos, regra para uso, e aplicações)

2.4. Editoração de apresentação (conceitos, regra para uso, e aplicações)

2.5. Editoração de planilhas (conceitos, regra para uso, e aplicações)

3 - Organização da EaD

3.1. Conceituação

3.2 . Objetivos

3.3.  Organização e Estrutura Curricular

3.4.  Processos de avaliação da aprendizagem

3.5.  Características da modalidade de EaD

4. Legislação

4.1. Legislação do Ensino Superior

4.2. Legislação da EaD

4.3. Legislação da UFU voltada para os cursos de graduação

5. Plataformas de Ensino

5.1. Moodle

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

[1] FREITAS, M. T. M.; SOUZA, V. V. S. & MORAES FILHO, W. B. Introdução à Educação a Distância na formação do professor de Matemática. 2a ed. Uberlândia: UFU - Centro de Educação a Distância, 2017.

Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25231

Acessado em 17/06/2019.

 

[2] BELLONI, M. L. Educação a Distância. Campinas: Autores Associados, 1999.

 

[3] FREDRIC, M.; LITTO, F.M. & FORMIGA, M. Educação a distância: o estado da arte. Vol. 1. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

[1] CAPRON, H. L. & JOHNSON, J. A. Introdução à Informática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.


[2] FREITAS, M. T. M.; ARRUDA, E. P. & ARAÚJO, S. M. Na Tessitura da Distância: entre políticas, docência e tecnologia na EaD. Uberlândia: EDUFU, 2015.


[3] MOORE, M. G. & KEARSLEY, G. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. São Paulo: Cengage Learning, 2013.


[4] MORAES, D. F. G. A educação a distância e a formação docente. Dissertação (Mestrado Profissional) - UFU, Faculdade de Educação, 2016.

Disponível em:

http://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17673/1/EducacaoDistanciaFormacao.pdf.

Acessado em 09/07/2019.


[5] OLIANI, G. & MOURA, R. A. (org.) Educação a distância: gestão e docência. Curitiba: CRV, 2012.


[6] VALENTE, J. A. & BUSTAMANTE, S. B. (org.) Educação a distância: prática e formação do profissional refletivo. São Paulo: Avercamp, 2009.

 

aprovação

 

Prof. Dr. Germano Abud de Rezende

Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática à Distância

Prof. Dr. Guilherme Chaud Tizziotti

Diretor do Instituto de
Matemática e Estatística - IME

 


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Documento assinado eletronicamente por Germano Abud de Rezende, Coordenador(a), em 25/06/2024, às 19:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Guilherme Chaud Tizziotti, Diretor(a), em 25/06/2024, às 19:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.020802/2024-18 SEI nº 5461593